Por Turma do Girassol

Há muito, muito tempo, antes da chegada dos portugueses, só existiam indígenas no brasil. Então os portugueses chegaram e começaram a ocupar as terras indígenas para fazer fazendas, venderem coisas, escravizarem os indígenas e ficarem ricos.
As terras indígenas são muito importantes porque é onde eles mantêm a cultura viva fazendo seus rituais, plantando, colhendo e fazendo artesanato (etc). Para que isso continue acontecendo é preciso ter a terra deles demarcada.

Mas como assim demarcada?

É um processo que é demorado porque precisa passar por 7 fases.

Escolher o lugar, demarcar o lugar, estudar o lugar, declarar os limites, homologar e por último, registrar. Isso pode demorar cerca de 5 anos ou mais, mas algumas etnias estão esperando há mais de 50 anos.

Depois disso eles podem cuidar e preservar a natureza do jeito que acreditam. Além de construir suas aldeias, brincar, fazer rituais e viver nessa terra.

Infelizmente eles estão perdendo muito espaço porque muitas terras ainda não foram demarcadas e os não indígenas fizeram a especulação imobiliária, que são as empresas
que fazem shoppings, casas e condomínios e querem essas terras para construir, eles acham que podem invadir o território e ganhar dinheiro.
(Foto: Turma do Girassol em visita à Aldeia Guarani Rio Silveiras)