Por Ana Lu Bresciane | Coordenadora Geral da Unidade Jabuticabeira e do projeto ampliaekoa
Ekoa significa ‘aldeia’. Este nome é significativo para nós e reflete um dos principais objetivos do nosso projeto: a constituição de uma comunidade de aprendizagem. Desejamos que a escola seja um ambiente acolhedor, onde as pessoas convivem e aprendem juntas, um espaço vivo, constantemente influenciado e transformado pelas relações que nele se estabelecem.
A Mostra Cultural é um evento que contribui para o estreitamento dessas relações e para a constituição da nossa comunidade. É um momento único, no qual crianças e adultos têm a oportunidade de apreender e apreciar juntos os processos pedagógicos em desenvolvimento.
Este evento, criado com o propósito de promover encontros e trocas significativas entre familiares, crianças e educadores, vai além de ser apenas um ponto de chegada; é uma parte essencial do nosso currículo, destacando seu caráter emergente e colaborativo. É um instrumento processual de valorização, reconhecimento, reflexão e aprendizado contínuo.
Desde o início do ano, as crianças estiveram envolvidas em conversas, explorações, pesquisas, histórias e brincadeiras que originaram as produções e atividades apresentadas na Mostra, realizada no final de maio.
Essa exposição caracterizou o trabalho desenvolvido pelas diferentes turmas ao longo do semestre, dando visibilidade às intenções pedagógicas e às interações estabelecidas entre crianças e adultos na escola.
Como em todas as nossas Mostras Culturais no Ekoa, as crianças foram as anfitriãs do evento. Elas acompanharam seus familiares pelo espaço, explicaram os elementos expostos e compartilharam suas experiências e aprendizagens.
Foram muitas conversas, trocas e afetos desencadeados pelas produções e aprendizagem das crianças. E no segundo semestre, teremos mais. Estamos animados para inaugurar um novo ciclo de descobertas e conexões, aproveitando todos os momentos para aprender e crescer juntos!