Por Ana Lu Bresciane – Coordenadora Geral da Unidade Jabuticabeira e do projeto ampliaekoa
Em 2020, o espaço ekoa iniciou seu processo de crescimento. Entre 28 de novembro e 03 de dezembro daquele ano, em meio à pandemia de COVID-19, realizamos um seminário virtual interno. Participaram do evento o grupo de educadoras do espaço ekoa e uma equipe recém-constituída, composta pelos assessores do projeto ampliaekoa, que vieram para contribuir com a arquitetura curricular da escola.
Durante esses dias, refletimos sobre temas fundamentais para o novo projeto pedagógico, como: “A escola na contemporaneidade e a educação integral”; “O papel da escola na formação integral do sujeito”; e “Inclusão, equidade e diversidade na escola”. Importantes convidados, atuantes em diversas áreas da educação, compartilharam suas ideias e trouxeram novos referenciais para o debate. Entre eles estavam Lino de Macedo, Rodrigo Hübner Mendes, André Trindade, Julia Pinheiro Andrade, Mônica Passarinho, Julia Rosemberg e Juliana de Paula Costa.
Os momentos de troca e reflexão foram tão enriquecedores e instigantes que decidimos institucionalizar o evento, tornando-o parte integrante de nosso calendário. Assim, implementamos os Seminários Internos ekoa, eventos periódicos que ocorrem no início de cada semestre.
Desde então, já realizamos mais três seminários com o objetivo de compartilhar o trabalho pedagógico das diferentes turmas com toda a equipe escolar. O último evento ocorreu em março deste ano, quando professores e monitores apresentaram aos colegas e demais funcionários os principais destaques do planejamento para o semestre.
A cada encontro, percebemos que essa prática é muito potente, visto ser uma excelente oportunidade para unir as diferentes equipes, compartilhar e refletir sobre práticas pedagógicas, revisitar nossos princípios e propósitos, além de reafirmar nossos compromissos educativos. Como afirmou António Nóvoa, um dos maiores especialistas internacionais em Educação e formação docente: “A troca de experiências e a partilha de saberes consolidam espaços de formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar simultaneamente o papel de formador e formando” (1997).
O próximo Seminário Interno ekoa está marcado para o início de setembro, e desta vez o evento terá um recorte temático: a Educação para as Relações Étnico-Raciais. Em consonância com nosso foco formativo deste ano, o desafio para as equipes será refletir sobre nosso currículo sob a perspectiva da ERER e considerar as contribuições que cada um pode oferecer para promover isso no dia a dia em sala de aula.
Estamos certos de que, como os anteriores, esse será um evento significativo para nossa equipe, que está sempre em busca de reafirmar e colocar em prática nossos princípios de que “Todas as pessoas têm direito igual de aprender e conviver em um ambiente inclusivo e plural” e que “A escola é um espaço de formação para o bem comum e para o cultivo de valores democráticos”.
Como disse uma de nossas educadoras ao final do último seminário, esse evento é um convite ao crescimento e à aprendizagem!