https://espacoekoa.com.br

Formação com Paulo Fochi

Por Ana Paula Yazbek – Diretora pedagógica

Em março, a equipe do Ciclo I iniciou um percurso formativo com a supervisão do Prof. Dr. Paulo Fochi* que tem como foco do trabalho:

  • qualificar o ambiente educativo (espaço, materiais e gestão do tempo) para enriquecer o cotidiano pedagógico;
  • qualificar o planejamento e promover reflexões sobre nossa intencionalidade nas propostas oferecidas às crianças
  • qualificar / instituir um cotidiano pedagógico documentado e narrado.

A  cada encontro mensal, iremos discutir o que está sendo vivido e experienciado no cotidiano  com as crianças a fim de aprofundar nosso olhar para a jornada das crianças em cada uma das turmas. 

No encontro de abril, olhamos para o arranjo social das crianças, percebendo como se relacionam, com quem se aproximam, o que procuram nos espaços e nas interações. Nesse processo, levantamos perguntas sobre a intencionalidade de nossas ações.

Ao olharmos para a realidade podemos perceber o que está nos detalhes, no pequeno, no cotidiano — e construímos chaves de leitura que abrem novos sentidos para pensar o que vemos e fazemos.

A partir disso, passamos a refletir mais profundamente sobre os materiais e os espaços, considerando não apenas seus usos, mas também suas dimensões relacionais: o que eles despertam nas crianças, que encontros promovem, que relações favorecem.

Esse percurso formativo nos convida a estar em constante escuta e observação, afinando nosso olhar para o que se revela nas sutilezas do cotidiano com as crianças, tornando nossa prática mais consciente, coerente e sensível. Seguimos comprometidos com uma educação que se constrói no presente, no detalhe e na escuta atenta — com espaço para o pensamento, para a dúvida e para a construção coletiva de sentidos.

*Paulo Sergio Fochi é professor do curso de Pedagogia e coordenador do curso de especialização em Educação Infantil da Unisinos. Ele também integra o corpo docente do curso Docência Inovadora: educação para o século XXI da Pós Educação Unisinos.

Ele também é pesquisador colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/ CNPq). Membro da Associação Criança (Braga/Portugal) e Membro do Special Interest Group – SIG Birth to Three (European Early Childhood Education Research Association – EECERA). 

Fochi graduou-se em Pedagogia em 2007 e, nos três anos seguintes, fez especializações em educação infantil e gestão escolar. Em 2013 concluiu o mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, em 2019, o doutorado em Educação na Universidade de São Paulo (USP). Ele fez um doutorado sanduíche na Universitat de Barcelona em 2017. 

Paralelamente à formação acadêmica, o educador fundou a empresa Paulo Fochi Estudos Pedagógicos. Desde 2009 ela oferece formações contextualizadas e in company para profissionais da educação e instituições de ensino, além de prestar consultoria para produtos e projetos culturais. 

O Observatório da Cultura Infantil (OBECI) veio em 2013. O OBECI é uma comunidade de apoio ao desenvolvimento profissional de professores da Educação Infantil. Atualmente reúne um grupo de seis escolas de quatro cidades do Rio Grande do Sul. 

Entre 2015 e 2016, Paulo Fochi foi um dos quatro consultores e redatores da primeira e segunda versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, documento normativo organizado pelo Ministério da Educação (MEC) que traz as aprendizagens essenciais da educação básica. 

Além de manter um perfil no Instagram, o pedagogo é colunista do Portal Lunetas e pesquisador nos campos da Pedagogia da Infância, Educação Infantil, Bebês e Formação em Contexto.