Por Clarissa Willets
Com o crescimento do espaço ekoa, desde 2023, temos uma nova parceria para consultoria em assuntos de Saúde e queremos compartilhar com vocês as novidades desse trabalho conjunto.
A consultoria é pelo Escola+Saúde, projeto da Clarissa Willets, que é médica de família e doutora pela USP e também mãe do Caio (Alecrim) e do Biel (Pitangueira).
“Temos, agora, um olhar abrangente para a saúde em nossa comunidade escolar, com ações que vão desde a prevenção até o cuidado em situações de urgência.” –explica Ana Paula Yazbek
Conheça algumas das principais ações já realizadas pela equipe de saúde em nossa escola (clique para ver detalhes):
- Oficina de primeiros socorros para equipe ekoa
- Plantão de orientações médicas
- Elaboração de protocolos e gestão de medicamentos
- Projeto Saúde do trabalhador ekoa
- Elaboração de comunicações às famílias
Além dessas ações outras se desenrolam no dia a dia escolar. A consultoria é contínua e dinâmica, pois novidades aparecem na saúde o tempo todo. A ideia é trabalhar com prevenção e cuidados baseados em evidência. Queremos tornar nossa escola um lugar cada vez mais seguro, que produz e ensina sobre saúde e cidadania.
“Na escola, eu aprendo a cuidar de mim, a cuidar do outro e a cuidar do mundo” – é a bandeira do Escola+Saúde
Oficina de primeiros socorros para equipe ekoa
Em 2023 realizamos uma oficina de primeiros socorros para capacitar a equipe a prestar primeiros socorros em intercorrências do dia a dia como cortes, queimaduras, trauma craniano e ortopédico, crise de asma entre outros. Ano passado, 20 funcionários foram treinados. Estão previstas mais duas oficinas no segundo semestre de 2024 para reciclagem e capacitação de novos integrantes da equipe.
“Achei muito bacana unir a teoria com a prática, em assuntos e situações que acontecem no cotidiano escolar e fora da escola (…)” – Educador participante da oficina
Plantão de orientações médicas
Durante o período escolar, podemos solicitar orientações a um médico da equipe para intercorrências de saúde, como acidentes e desconfortos que ocorram entre crianças e trabalhadores. O plantão se extende a passeios e viagens.
“Essa possibilidade traz mais segurança ao educador e funcionário que presta os primeiros socorros.” – avalia Clarissa.
Elaboração de protocolos e gestão de medicamentos
Elaboramos protocolos para lidar com situações de urgência e emergência médica no espaço escolar. Temos também kits de primeiros socorros, insumos e medicamentos básicos nas duas unidades. Que podem ser utilizados conforme os protocolos elaborados.
Para utilização segura dos medicamentos, solicitamos que preencham em conjunto com seu médico de família a prescrição direcionada em anexo. Os medicamentos serão oferecidos somente com receita médica e após autorização das famílias, sempre por profissionais treinados.
Projeto de saúde do trabalhador ekoa
A saúde de nossa equipe também está recebendo atenção. Em 2023, a equipe de funcionários foi ouvida e as principais dificuldades e riscos em saúde foram identificados. Por fim, escrevemos juntas ideias de ações para fortalecer a saúde de nossa equipe, as quais implementaremos de forma contínua.
Atualização do cardápio
A equipe de saúde se reuniu com a equipe de nutrição e a pedagógica para discutir o cardápio e trazer mais diversificação nutricional, com atenção às necessidades nutricionais de todas as crianças. Dessa ação, nasceu a ideia de pedir de “receitas infalíveis” de refeições sem proteína animal. Você ainda pode contribuir neste link.
Elaboração de comunicações às famílias
Sabemos que a infância é um período em que as crianças pegam muitas doenças que, na maioria das vezes, se resolvem sozinhas. Porém, quando uma doença chama à atenção por sua recorrência nas turmas ou por outra razão qualquer, a equipe de saúde elabora comunicações às famílias para prevenção e identificação rápida de novos casos.
A Dra. Clarissa acredita que esses momentos são importantes para desmistificar informações sobre as doenças e realizar educação em saúde: “Aproveitamos estes momentos para falar um pouco da doença, trazendo informações baseadas em evidência em linguagem acessível.” Explica.