https://espacoekoa.com.br

Por Ana Paula Yazbek | Diretora Pedagógica

Enquanto da minha janela vejo crianças gargalhando ao descerem a rampa de carrinho de rolimã, fico pensando nas memórias que temos proporcionado a elas e isso me dá muita alegria, pois tenho a sensação de que são muitas.

Talvez nossos bebês se lembrem das sensações de dormirem nas redes, das canções indígenas e toques zelosos que receberam ao longo do ano.

Algumas crianças se lembrarão do cheiro da terra molhada, dos passeios das minhocas nas mãos, dos aromas das hortaliças, dos banquetes coloridos e da sensação de colocar os pés numa bacia com água quentinha, cheia de ervas.

Outras se lembrarão de andar pelo bairro e pela cidade de São Paulo à pé, de ônibus ou de metrô e sentirem-se bem vindas na cidade.

Muitas se lembrarão de canções, histórias, jogos, brincadeiras, fogueiras, afetos e desafios.

Certamente, haverá quem irá se lembrar dos estudos realizados, de como foram convocadas a pensar sobre temas densos, a pesquisar respostas, a fazerem-se novas perguntas.

Provavelmente, muitas lembranças ficarão esparsas, dispersas em sensações, aromas ou sons. Mas espero que todas carreguem consigo a certeza de que são competentes em sua pluralidade e que a aprendizagem se dá no coletivo, a muitas mãos.

Quero agradecer a todas as mãos que fazem nossa escola e(k)oar: crianças, estudantes, equipe operacional, equipe administrativa, equipe pedagógica, assessores, equipe de arquitetura e famílias!

Desejo um ótimo final de ano,

Ana Paula Yazbek