Por ampliaekoa
No espaço ekoa, contamos com oficinas de especialistas de diversas áreas. Entre elas, está a oficina de Corpo em Movimento. Conheça um pouquinho do nosso Manifesto por um corpo em movimento:
● Seguimos na direção de uma corporeidade íntima, singular, subjetiva, criativa, complexa e diversificada.
● Admitimos no corpo a sua totalidade e a impossibilidade de se separar o cognitivo, o motor, o afetivo e o social.
● Acreditamos no corpo que age sobre o meio ambiente, que modifica e é modificado pelas diferentes experiências.
● Acreditamos numa perspectiva na qual a educação da corporeidade não é herança da natureza biológica, nem tampouco apenas herança cultural, social e histórica. É uma intersecção de ambas.
● Oferecemos práticas corporais de forma construtiva, democrática, inclusiva, possível, desafiadora, ética e reflexiva.
● Intencionamos que não apenas os bebês e as crianças se entreguem ao movimento, mas que os adolescentes, os jovens e os futuros adultos tenham também uma vida ativa e plena de cultura corporal.
● Colocamos em ação uma corporeidade realmente inclusiva, em que todas e todos estejam incluídas/os nas linguagens do corpo.
● Consideramos os mais diferentes tipos de corpos, buscando e oferecendo recursos para que aprendam a cuidar melhor de si, se conheçam e se aceitem.
● Pensamos que ter autonomia corporal é saber agir, tomar decisões e fazer escolhas considerando e respeitando o outro. É saber agir e se sentir parte integrante de um todo.
● Oferecemos situações que, entre vários aspectos, favorecem o desenvolvimento de um ambiente moral de confiança, de respeito e de interações.