Por Membros dos Comitês de Anti-Intolerância, ERER, Gênero e Sustentabilidade

Em 2023, o espaço ekoa iniciou a organização de comitês de pesquisa, reflexão e trabalho sobre temáticas latentes em nossa comunidade escolar e na sociedade contemporânea. Conheça um pouco sobre cada comitê abaixo:

Comitê Sustentabilidade, por Andrea Aly | Professora de Linguagens Visuais

O comitê de sustentabilidade tem como desejo adotar práticas mais sustentáveis, a fim de transformar pequenas ações em ações mais conscientes, responsáveis e eficazes. Algumas pequenas ações, que já estão na pauta, farão muita diferença como implementar mais lixeiras para material reciclado na escola, criar um espaço coletivo onde serão armazenadas sucatas para serem usadas por todos em atividades pedagógicas, elaborar cartazes de economia de água e de energia no espaço escolar, propor parcerias com cooperativas de reciclagem, pensar sobre um dia sem carro para toda a comunidade escolar e instalar composteiras nas duas unidades. O comitê tem como representantes Andrea Aly (profa de arte da Unidade jabuticabeira, Stefan (professor da Unidade Sibipiruna) e Claudia (administrativo). Estamos abertos a sugestões sobre o tema para que possamos ter mais abrangência a todos.

Comitê ERER, por Jhonny Silvino | Analista de Tecnologia da Informação

ERER – Educação para as Relações Étnicos Raciais Como o próprio nome já diz, somos um comitê de 10 funcionários e funcionárias do ekoa, engajados para que de fato não só a educação em si, mas que também o convívio dos estudantes e colaboradores seja antirracista. Nos reunimos de forma hibrida (online e presencial) onde refletimos, apresentamos e discutimos ideias para a elaboração de documentos e planos de ações que nos permitam avançar e consolidar o ekoa como um espaço que não tolera atitudes racistas e pensa em como agir, caso aconteçam. Contamos com a assessoria da Profª Drª Jussara Santos (especialista em ERER), que tem nos enriquecido com seu conhecimento e prática de vida. Estamos abertos a sugestões, tudo que vem para contribuir será bem recebido, pois nosso propósito é fazer a ERER “ekoar”.

Comitê Gênero, por Samantha Schall | Professora de Línguas Estrangeiras

O Comitê de Gênero e Sexualidade começou seus encontros em 2024 pensando como as relações de gênero e a sexualidade atravessam a escola. Num primeiro momento aprofundamos as conversas sobre o que é gênero, abrindo discussões, ampliando nosso repertório, sugerindo leituras, podcasts e levantando perguntas sobre o assunto.

Refletindo sobre as relações de gênero decidimos escutar as pessoas que trabalham em nosso ambiente e mapear suas percepções e vivências. A partir daí, pensaremos ações de acordo com nosso cenário.

Nesse caminho, o Comitê assume o objetivo de fomentar a equidade de gênero no Ekoa, promovendo um ambiente de respeito e diversidade, onde todas as pessoas se sintam respeitadas e valorizadas.

Comitê Anti-intolerância, por Clarice Souza | Auxiliar administrativa

Atualmente a liberdade religiosa é muito importante no meio corporativo e aqui no ekoa não é diferente, por mais que sejamos uma instituição laica, o ekoa preocupa e reconhece a importância de respeitar e valorizar a liberdade religiosa dos colaboradores, para promover um ambiente inclusivo, respeitoso e livre de qualquer forma de discriminação. E criando um comitê de Intolerância Religiosa ajudará a diminuir conflitos, fortalecer a cultura organizacional para que todos se sintam acolhidos e respeitados no ambiente de trabalho, independente da fé ou da crença.